top of page
Search
aslifechanweelo

Elfinder download: como baixar e usar o gerenciador de arquivos web



Download do elFinder: um guia para o gerenciador de arquivos de código aberto para Web




Se você está procurando uma maneira simples e conveniente de gerenciar arquivos em seu servidor da Web, pode conferir o elFinder. elFinder é um gerenciador de arquivos de código aberto para web, escrito em JavaScript usando jQuery UI. É inspirado no programa Finder usado no sistema operacional Mac OS X e oferece uma interface amigável e um rico conjunto de recursos.


Neste artigo, mostraremos como baixar, instalar e usar o elFinder. Também apresentaremos algumas alternativas ao elFinder que você pode experimentar se quiser explorar outras opções. Ao final deste artigo, você entenderá melhor como trabalhar com arquivos em seu servidor web usando o elFinder ou ferramentas similares.




elfinder download



O que é elFinder e por que usá-lo?




O elFinder é um gerenciador de arquivos de código aberto para a Web, o que significa que permite acessar, visualizar, editar, carregar, baixar, excluir e gerenciar arquivos e pastas em seu servidor da Web por meio de um navegador da Web. Você não precisa instalar nenhum software em seu computador ou usar nenhum cliente FTP para se conectar ao seu servidor. Você só precisa de um navegador da Web que suporte JavaScript e jQuery UI.


elFinder tem muitas vantagens sobre outros gerenciadores de arquivos para web. Alguns deles são:


  • Possui uma interface simples e intuitiva que lembra o programa Finder utilizado no sistema operacional Mac OS X. Você pode navegar facilmente por seus arquivos e pastas usando ícones, exibição de lista, atalhos de teclado, menu de contexto, barra de ferramentas, etc.



  • Ele suporta várias operações de arquivo, como copiar, mover, renomear, excluir, criar pasta/arquivo, carregar, baixar, etc. Você também pode arrastar e soltar arquivos e pastas dentro ou fora da janela do gerenciador de arquivos.



  • Ele oferece suporte a vários tipos e formatos de arquivo, como imagens, vídeos, áudio, documentos, arquivos, etc. Você pode visualizar tipos de arquivo comuns usando o recurso de visualização rápida ou editar arquivos de texto e imagens usando os editores integrados.



  • Ele suporta vários drivers de armazenamento, como sistema de arquivos local, MySQL, FTP, SFTP, Box, Dropbox, Google Drive, OneDrive, etc. Você pode acessar arquivos de diferentes fontes usando uma interface.



  • Ele suporta drivers de armazenamento em nuvem, como Box, Dropbox, Google Drive, OneDrive, etc. Você pode armazenar seus arquivos nesses serviços e acessá-los de qualquer lugar usando o elFinder.



  • Ele suporta upload de arquivos em partes para arquivos grandes e upload de arquivos em segundo plano com suporte a arrastar e soltar HTML5. Você pode fazer upload de arquivos com mais rapidez e facilidade, sem se preocupar com limites de tamanho ou interrupções.



  • Ele suporta a criação e extração de arquivos nos formatos zip, rar, 7z, tar, gzip, bzip2. Você pode compactar ou descompactar seus arquivos usando elFinder.



  • Ele oferece suporte a informações personalizadas na caixa de diálogo de informações, como proprietário, permissões, tamanho, data de modificação etc. Você também pode adicionar seus próprios campos de informações usando o plug-in do conector.



  • Ele suporta colunas configuráveis de exibição de lista, como nome, tamanho, data de modificação, tipo, etc. Você também pode classificar seus arquivos por essas colunas.



  • Ele suporta a função de classe CSS personalizada para o ícone de pasta personalizada. Você pode alterar a aparência de suas pastas usando CSS.



  • É fácil de integrar com editores da web, como elRTE (um editor de rich text), CKEditor (um editor WYSIWYG), TinyMCE (outro editor WYSIWYG), etc. Você pode usar o elFinder como um navegador de arquivos ou seletor para esses editores.



  • It - É altamente personalizável e extensível. Você pode alterar a aparência, o comportamento e a funcionalidade do elFinder usando várias opções, plug-ins, eventos, comandos, etc. Você também pode criar suas próprias extensões ou usar extensões de terceiros.



Como você pode ver, elFinder é um poderoso e versátil gerenciador de arquivos para web que pode tornar sua vida mais fácil e produtiva. Seja você um desenvolvedor web, um web designer, um webmaster ou um usuário da web, você pode se beneficiar do uso do elFinder para gerenciar seus arquivos em seu servidor web.


Como baixar o El Finder




O download do elFinder é muito fácil e direto.Você só precisa seguir estes passos:


  • Vá para o site oficial do elFinder em . Você pode encontrar a versão e os lançamentos mais recentes do elFinder lá.



  • Clique no botão "Download" no canto superior direito do site. Você será redirecionado para a página GitHub do elFinder, onde você pode baixar o código-fonte do elFinder como um arquivo zip ou um arquivo tar.gz.



  • Escolha o formato de arquivo de sua preferência e clique nele. O arquivo será baixado para o seu computador.



  • Extraia o arquivo para uma pasta em seu computador. Você verá uma pasta chamada "elFinder-x.x.x" onde x.x.x é o número da versão do elFinder. Esta pasta contém todos os arquivos e pastas que você precisa para executar o elFinder em seu servidor web.



Como alternativa, você também pode baixar o elFinder usando git ou composer. Para obter mais detalhes sobre como fazer isso, consulte a documentação do elFinder em .


Como instalar o elFinder em diferentes plataformas




Instalar o elFinder em seu servidor web também é muito fácil e direto. Você só precisa seguir estes passos:


  • Carregue a pasta "elFinder-x.x.x" que você extraiu do arquivo baixado para o seu servidor web. Você pode usar qualquer cliente FTP ou painel de controle de hospedagem na web para fazer isso. Certifique-se de carregar a pasta para um local acessível pelo seu navegador da web.



  • Renomeie a pasta "elFinder-x.x.x" para algo mais significativo e memorável, como "elfinder". Este será o caminho da URL de sua instalação do elFinder.



  • Abra seu navegador da Web e vá para a URL da sua instalação do elFinder. Por exemplo, se você carregou a pasta "elfinder" para o diretório raiz do seu servidor web, o URL seria .



  • Você deve ver a interface do elFinder em seu navegador da web. Parabéns! Você instalou com sucesso o elFinder em seu servidor web.



A instalação padrão do elFinder usa o sistema de arquivos local como driver de armazenamento, o que significa que ele acessa e gerencia os arquivos e pastas em seu servidor web. No entanto, você também pode usar outros drivers de armazenamento, como MySQL, FTP, SFTP, Box, Dropbox, Google Drive, OneDrive, etc. Para fazer isso, você precisa editar o arquivo de configuração do conector localizado em "elfinder/php/connector.minimal.php". Para obter mais detalhes sobre como fazer isso, consulte a documentação do elFinder em .


Como usar o El Finder




Usar o elFinder é muito fácil e intuitivo. Você só precisa se familiarizar com sua interface e recursos. Aqui estão algumas dicas sobre como usar o elFinder:


Como acessar e configurar o elFinder




Para acessar o elFinder, basta acessar a URL da instalação do elFinder no navegador da web. Por exemplo, se você instalou o elFinder em , então você só precisa digitar esse URL em seu navegador da web e pressionar Enter.


Para configurar o elFinder, você pode usar a caixa de diálogo de preferências localizada no canto superior direito da interface. Você pode alterar várias configurações, como idioma, tema, som, notificação, etc. Você também pode personalizar a barra de ferramentas e o menu de contexto adicionando ou removendo botões e comandos.


Como executar operações de arquivo comuns com elFinder




Para executar operações de arquivo comuns com o elFinder, você pode usar vários métodos, como ícones, exibição de lista, atalhos de teclado, menu de contexto, barra de ferramentas, etc. Aqui estão alguns exemplos de operações de arquivo comuns e como realizá-las com o elFinder:


  • Para selecionar um arquivo ou pasta, você pode clicar em seu ícone ou nome nos ícones ou na exibição de lista. Você também pode usar as setas do teclado para navegar e a barra de espaço para selecionar. Para selecionar vários arquivos ou pastas, você pode segurar a tecla Ctrl (ou Command no Mac) e clicar neles. Para selecionar um intervalo de arquivos ou pastas, você pode segurar a tecla Shift e clicar no primeiro e no último item.



  • Para copiar ou mover um arquivo ou pasta, você pode arrastá-lo e soltá-lo no destino desejado na mesma janela ou em outra. Você também pode usar os botões da barra de ferramentas ou os comandos do menu de contexto para copiar ou mover. Para copiar ou mover vários arquivos ou pastas, você pode selecioná-los primeiro e depois arrastar e soltar ou usar os botões da barra de ferramentas ou os comandos do menu de contexto.



  • Para renomear um arquivo ou pasta, você pode clicar duas vezes em seu nome nos ícones ou na exibição de lista. Você também pode usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto para renomear. Para renomear vários arquivos ou pastas, você pode selecioná-los primeiro e depois usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto.



  • Para excluir um arquivo ou pasta, você pode arrastá-lo e soltá-lo no ícone da lixeira no canto inferior direito da interface. Você também pode usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto para excluir. Para excluir vários arquivos ou pastas, você pode selecioná-los primeiro e depois arrastar e soltar ou usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto.



  • Para criar uma nova pasta ou arquivo, você pode usar os botões da barra de ferramentas ou os comandos do menu de contexto para criar. Você também pode usar os atalhos de teclado Ctrl+Shift+N (ou Command+Shift+N no Mac) para criar uma nova pasta e Ctrl+Alt+N (ou Command+Option+N no Mac) para criar um novo arquivo.



  • Para carregar um arquivo ou pasta, você pode arrastá-lo e soltá-lo do seu computador para a janela do elFinder. Você também pode usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto para carregar. Para carregar vários arquivos ou pastas, você pode selecioná-los primeiro e depois arrastar e soltar ou usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto.



  • Para baixar um arquivo ou pasta, você pode arrastá-lo e soltá-lo da janela do elFinder para o seu computador. Você também pode usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto para fazer o download. Para baixar vários arquivos ou pastas, você pode selecioná-los primeiro e depois arrastar e soltar ou usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto.



  • Para visualizar um arquivo, você pode clicar duas vezes em seu ícone ou nome nos ícones ou na exibição de lista.Você também pode usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto para visualizar. Para visualizar vários arquivos, você pode selecioná-los primeiro e depois usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto.



  • Para editar um arquivo, você pode clicar duas vezes em seu ícone ou nome nos ícones ou na exibição de lista. Você também pode usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto para editar. Para editar vários arquivos, você pode selecioná-los primeiro e depois usar o botão da barra de ferramentas ou o comando do menu de contexto.



Como integrar o elFinder com editores da web




Um dos recursos mais úteis do elFinder é que ele pode ser integrado a editores da Web, como elRTE (um editor de rich text), CKEditor (um editor WYSIWYG), TinyMCE (outro editor WYSIWYG) etc.


Para integrar o elFinder com editores da web, você precisa seguir estas etapas:


  • Baixe e instale o elFinder e seu editor web preferido em seu servidor web.



  • Edite sua página da web que contém seu editor da web e adicione uma referência ao arquivo JavaScript do elFinder localizado em "elfinder/js/elfinder.min.js". Por exemplo, se sua página da Web se chama "index.html" e sua instalação do elFinder está localizada em , então você precisa adicionar esta linha de código em sua página web:



<script src="


  • Edite o arquivo de configuração do seu editor da web e adicione uma função de retorno de chamada que abre o elFinder em uma janela pop-up quando você clica em um botão na barra de ferramentas do seu editor da web. Por exemplo, se você estiver usando o CKEditor, precisará editar seu arquivo de configuração localizado em "ckeditor/config.js" e adicionar esta linha de código:



CKEDITOR.editorConfig = function( config ) // ... config.filebrowserBrowseUrl = 'javascript:;'; config.filebrowserBrowseOnClick = function() var url = ' // a URL de sua instalação do elFinder var w = window.open(url, 'elfinder', 'width=900,height=450'); // abre o elFinder em uma janela pop-up w.addEventListener('message', function(e) // escuta uma mensagem do elFinder if (e.data) var file = e.data; // obtém o arquivo selecionado do elFinder var funcNum = CKEDITOR.instances.editor._.filebrowserFn; // obtém o número da função de retorno do CKEditor window.opener.CKEDITOR.tools.callFun ction(funcNum, file); // chama a função callback com a URL do arquivo w.close(); // fecha a janela pop-up ); ; // ... ;


  • Salve suas alterações e recarregue sua página da web. Você deve ver um botão na barra de ferramentas do seu editor da web que abre o elFinder em uma janela pop-up quando você clica nele. Você pode então navegar e selecionar arquivos de seu servidor web e inseri-los em sua página web.



Para obter mais detalhes sobre como integrar o elFinder com diferentes editores da Web, consulte a documentação do elFinder em .


Alternativas ao elFinder




elFinder não é o único gerenciador de arquivos para web disponível. Existem muitas outras alternativas que você pode tentar se quiser explorar outras opções. Alguns deles são:


Nome


Descrição


Local na rede Internet


FileGatorGenericName


Um gerenciador de arquivos baseado na Web poderoso e responsivo com uma interface amigável e um rico conjunto de recursos.


Gerenciador de arquivos


Um gerenciador de arquivos leve e elegante baseado na web com um design minimalista e uma funcionalidade simples.


FileRun


Um gerenciador de arquivos baseado na Web com todos os recursos que permite acessar, compartilhar e gerenciar arquivos em seu servidor da Web ou armazenamento em nuvem.


KodExplorerGenericName


Um gerenciador de arquivos baseado na Web rápido e seguro que suporta edição online, visualização, compartilhamento e gerenciamento de arquivos em seu servidor da Web ou armazenamento em nuvem.


Pydio


Um poderoso e flexível gerenciador de arquivos baseado na web que permite acessar, compartilhar e colaborar em arquivos em seu servidor web ou armazenamento em nuvem.


Gerenciador de arquivos responsivo


Um gerenciador de arquivos baseado na Web responsivo e fácil de usar que oferece suporte a várias operações de arquivo, tipos de arquivo, drivers de armazenamento e editores da Web.


Estas são apenas algumas das alternativas ao elFinder que você pode experimentar. Há muitos mais que você pode encontrar na web. No entanto, antes de decidir usar qualquer um deles, você deve compará-los com o elFinder em termos de funcionalidade, usabilidade, segurança, compatibilidade, etc. Você também deve verificar os termos e condições de licença, pois alguns deles podem exigir uma taxa ou uma assinatura para usar.


Conclusão




Neste artigo, mostramos como baixar, instalar e usar o elFinder, um gerenciador de arquivos de código aberto para web. Também apresentamos algumas alternativas ao elFinder que você pode experimentar se quiser explorar outras opções. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender mais sobre como trabalhar com arquivos em seu servidor web usando o elFinder ou ferramentas similares.


elFinder é um poderoso e versátil gerenciador de arquivos para web que pode tornar sua vida mais fácil e produtiva. Seja você um desenvolvedor web, um web designer, um webmaster ou um usuário da web, você pode se beneficiar do uso do elFinder para gerenciar seus arquivos em seu servidor web. Você também pode integrar elFinder com editores web como elRTE, CKEditor, TinyMCE, etc. para inserir imagens, vídeos, áudio, documentos, etc. de seu servidor web em suas páginas web.


Se você quiser saber mais sobre o elFinder e seus recursos, visite o site oficial em para fazer perguntas, compartilhar dicas, relatar bugs, solicitar recursos, etc.


Obrigado por ler este artigo. Esperamos que você tenha gostado e achado útil. Se você tiver algum comentário ou sugestão, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Gostaríamos muito de ouvir de você.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o elFinder e suas respostas:


  • Qual é a licença do elFinder?



O elFinder é licenciado sob a licença BSD de 3 cláusulas, que é uma licença gratuita e de código aberto que permite usar, modificar e distribuir o elFinder para qualquer finalidade, desde que você siga seus termos e condições. Você pode encontrar o texto completo da licença em .


  • Como posso oferecer suporte ao elFinder?



Se você gosta do elFinder e deseja apoiar seu desenvolvimento e manutenção, pode fazê-lo fazendo uma doação via PayPal ou Bitcoin em .


  • Como posso proteger o elFinder?



Se você deseja proteger o elFinder e impedir o acesso não autorizado ou o abuso de seus arquivos e pastas em seu servidor da Web, pode fazê-lo usando vários métodos, como proteção por senha, criptografia, autenticação, autorização, controle de acesso etc. .


  • Como posso atualizar o elFinder?



Se você deseja atualizar o elFinder para a versão ou lançamento mais recente, pode fazê-lo seguindo estas etapas:


  • Baixe a última versão ou lançamento do elFinder de seu site oficial em .



  • Extraia o arquivo baixado para uma pasta em seu computador. Você verá uma pasta chamada "elFinder-x.x.x" onde x.x.x é o número da versão do elFinder.



  • Faça backup de sua instalação existente do elFinder em seu servidor web. Você pode usar qualquer cliente FTP ou painel de controle de hospedagem na web para fazer isso. Certifique-se de fazer backup da pasta "elfinder" e suas subpastas e arquivos.



  • Carregue a nova pasta "elFinder-x.x.x" que você extraiu do arquivo baixado para o seu servidor web. Você pode usar qualquer cliente FTP ou painel de controle de hospedagem na web para fazer isso. Certifique-se de carregar a pasta para o mesmo local da instalação existente do elFinder.



  • Renomeie a nova pasta "elFinder-x.x.x" para "elfinder". Isso substituirá sua instalação existente do elFinder pela nova.



  • Abra seu navegador da Web e vá para a URL da sua instalação do elFinder. Por exemplo, se você instalou o elFinder em , então você só precisa digitar esse URL em seu navegador da web e pressionar Enter.



  • Você deve ver a nova versão ou lançamento do elFinder em seu navegador da web. Parabéns! Você atualizou com sucesso o elFinder em seu servidor web.



Nota: Se você fez quaisquer personalizações ou modificações em sua instalação existente do elFinder, como alterar o arquivo de configuração do conector, adicionar plug-ins, etc., pode ser necessário reaplicá-los após atualizar o elFinder. Você pode usar os arquivos de backup criados na etapa 3 para fazer isso.


  • Como posso solucionar problemas do elFinder?



Se você encontrar algum problema ou problema com o elFinder, como erros, bugs, mau funcionamento etc., tente resolvê-los seguindo estas etapas:


  • Verifique o log do console do seu navegador da Web em busca de erros ou avisos relacionados ao elFinder. Você pode acessar o log do console pressionando F12 no teclado e clicando na guia "Console". Você também pode usar as ferramentas de desenvolvedor do seu navegador da Web para inspecionar as solicitações de rede e as respostas do elFinder.



  • Verifique o log de erros do seu servidor web para quaisquer erros ou avisos relacionados ao elFinder. Você pode acessar o log de erros usando qualquer cliente FTP ou painel de controle de hospedagem na web. A localização e o nome do log de erros podem variar dependendo da configuração e das configurações do seu servidor da web.



  • Verifique a documentação do elFinder em para quaisquer soluções ou soluções para problemas comuns ou questões com elFinder. Você também pode pesquisar problemas semelhantes ou relatados por outros usuários na Internet.



  • Entre em contato com a equipe de suporte do elFinder em . Você pode fazer perguntas, relatar bugs, solicitar recursos, etc. Certifique-se de fornecer o máximo de informações possível sobre seu problema ou questão, como capturas de tela, mensagens de erro, log do console, log de erros, etc.



Se nenhuma dessas etapas ajudar você a resolver seu problema ou problema com o elFinder, talvez seja necessário mudar para outro gerenciador de arquivos para a Web ou entrar em contato com um desenvolvedor da Web profissional para obter assistência.





Este é o fim do artigo. Obrigado por ler e espero que você tenha aprendido algo novo e útil sobre o download do elFinder. Se você tiver algum comentário ou sugestão, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Eu adoraria ouvir de você. 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentarios


bottom of page